top of page

Academicismo - A Tradição das Academias Antigas

Ao longo do século XX, os proeminentes movimentos artísticos tiraram a atenção da observação precisa do mundo material e da aquisição de grandes habilidades técnicas (fundamentos da arte clássica), até um ponto em que o pensamento artístico comum tornou-se extremamente fragmentado pela ânsia na expressão individual (um dos fundamentos da arte moderna). Nas modernas Escolas, Universidades e Academias de arte predomina hoje um ensino voltado à expressão desenfreada de (seca) originalidade, ou originalidade a todo custo, e idéias de minuto, que, acredito eu, não sustentam uma formação cultural a longo prazo.

Contudo, com a crescente revalorização dos ideais artísticos clássicos e o reconhecimento das habilidades técnicas dos Grandes Mestres do passado (principalmente da era pós-renascimento), que temos vivenciado neste início de século, podemos identificar uma proliferação de Academias de Arte tradicionais, em todos os continentes, que focam seus ensinos em técnicas, com rigorosas metodologias. É uma filosofia do ensino que demanda um retorno à disciplina na arte, a atemporais valores clássicos de beleza e ao estudo da natureza, e da realidade à nossa volta, como fundamento para a pintura de grande valor. Estudos nestas Academias concentram-se na importância do desenho como forma de atingir a perfeição na pintura e na escultura. Em particular, a figura humana é bastante exaltada. Através de observação intensa, estudantes conseguem literalidade visual, que os tornam capazes de interpretar valores humanos em seus trabalhos, e, finalmente, produzir obras de relevância universal.

Este tipo de ensino surgiu com as Academias tradicionais na Europa a partir do século XV, que nasceram para suplantar o sistema corporativo e artesanal das guildas medievais de artistas. Até onde sabemos, o ensino do desenho, especificamente, surgiu como um subproduto da caligrafia nos mosteiros da Idade Média. Sua finalidade original era ilustrar textos, com pequenos desenhos incluídos nos manuscritos. No século XV, contudo, os artistas, que até aquele momento eram considerados como artesãos, abandonaram mosteiros, galerias e guildas para se reunirem em oficinas e também nos palácios de seus patronos. É então que o desenho começa a ser utilizado e considerado como forma de expressar graficamente conceitos ou projetos, culminando em escolas de arte como novos centros de ensino. Surge um sistema de ensino que considera o desenho como base de qualquer educação artística, e se espalha rapidamente por toda a Europa. Esses centros, ou Academias, tinham como pressuposto básico a ideia de que a arte pode ser ensinada através da sua sistematização em um corpo de teoria e prática integralmente comunicável, minimizando a importância da criatividade como uma contribuição toda original e individual. Valorizavam antes a emulação de mestres consagrados, venerando a tradição clássica, e adotavam conceitos formulados coletivamente que possuíam, além de um caráter estético, também uma origem e propósito éticos. Esta filosofia foi chamada de Academicismo. As academias foram importantes para a elevação do status profissional dos artistas, afastando-os dos artesãos e aproximando-os dos intelectuais.

Mas conceitos evoluíram até um ponto em que a arte já não era mais considerada como um mero comércio. Desenho e pintura tornam-se algo mais pessoal e livre, além dos limites estabelecidos pelo currículo das academias. Estes conceitos, que mudam ao longo do tempo, podem tornar-se antagônicos, passando de regras rígidas a liberdade absoluta, criando assim dualidade entre a arte dependente de critérios e arte livre de qualquer abordagem coerciva definida.

Então, a partir de fins do século XVIII, acentuando-se em meados do século XIX, o sistema acadêmico tradicional, que até então fora um dos principais promotores das vanguardas e o árbitro de toda a arte, parecia não possuir conexão com o contexto de arte como expressão, e passou a ser atacado vigorosamente pelos praticantes do Realismo e do Impressionismo, que o acusaram de ser dogmático, conservador e contrário à expressão da individualidade. O sistema entrou então em declínio. No início do século XX o antigo método acadêmico entrou em colapso com a ascensão do Modernismo, que combateu todas as formas de tradição artística e privilegiou a intuição, a independência criativa e a expressão livre de regras apriorísticas.

Essa liberdade artística, conceitual e técnica, um modelo de ensino que ainda persiste hoje, principalmente nas grandes Universidades, resultou na perda de conhecimento técnico, outrora altamente valorizado. O novo conceito artístico influenciou e ainda faz o modelo de educação atual, e hoje em dia podemos ver as repercussões (arte ruim, mesmo).

Mas, desafiando as idéias modernas do século XX, as recém surgidas Academias de Arte Tradicional tentam retomar às idéias do Academicismo. Contudo, diferentemente de outrora, elas procuram não desestimular a criatividade individual, estando de acordo com as idéias modernas de expressão. Os programas nessas instituições fornecem aos estudantes a oportunidade de explorar distintos aspectos de seus escolhidos temas, através de considerável desenvolvimento de Desenho, de estudo sobre os trabalhos dos Grandes Mestres do passado, e um profundo e prático entendimento dos materiais e dos métodos dos artistas. Dessa forma, a também através da identificação de claros objetivos artísticos, estudantes adquirem autoconfiança criativa, entendimento visual e poderes precisos de descrição.

Em outras palavras, as Academias Tradicionais ensinam aos seus estudantes os conhecimentos sobre os materiais e as técnicas para se produzir obras de qualidade, deixando ao estudante a tarefa de, uma vez tendo aprendido os conceitos, emprega-los da forma que entender, de acordo com a criatividade individual. Arte acadêmica de hoje não é um fim em si, mas um estágio de aprendizado para os artistas, onde eles fortaleçam seus conhecimentos básicos e controle para que, no futuro, possam criar visões figurativas e realistas, que podem incluir tendências modernas e contemporâneas.

Social
  • deviantart_new_logo_by_wowismel-d8cqggp white.png
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page