"Objetivo, como Artista, promover a valorização da arte e das culturas,

tendo em foco a busca incessante pela Beleza - algo inerente à natureza humana, utilizando-me do mundo natural na pintura naturalista tradicionalista,

em seus princípios e métodos atemporais."

Biografia


Brasileiro, nascido em 1987, em Recife PE

Pintor, formado em Desenho & Pintura pela Florence Academy of Art, Florença, Itália

Professor por três anos na Florence Academy of Art, Itália

Professor de Desenho e Pintura Clássica

 

Co-Fundador e Contribuinte do Instituto Elíseos, PE, Brasil
 

Formado em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco, PE, Brasil

Rafael Guerra nasceu em Recife, na costa nordeste do Brasil. Banhada pelo Oceano Atlântico, Recife é uma das mais antigas e maiores das cidades brasileiras, um centro cultural com um mercado ativo para a arte, onde Guerra cresceu influenciado por artistas locais. Seguindo a sua paixão pela natureza, ele se formou em Biologia na UFPE. Entretanto, seu desejo de estudar e observar a natureza o levou a explorar suas habilidades na Pintura, algo que até então era um mero passatempo em sua vida.

Assim, em 2009, ele se mudou para a Itália, onde começou seus estudos em Desenho e Pintura na Florence Academy of Art (FAA), deixando a Biologia para trás e investindo em um futuro como Pintor. Durante seu tempo na Academia, ele recebeu prêmios pelo seu desempenho estudantil, incluindo um prêmio especial de bolsa de estudos recebido ao se formar, que lhe permitiu mais um ano de estudos. Durante este quarto ano, Guerra trabalhou com o Diretor da FAA Daniel Graves em seu estúdio em Florença, enquanto também tomou o papel de professor assistente no Programa Intensivo de Desenho da FAA durante um ano.

Após terminar por completo os estudos, em 2013, Guerra ensinou por dois anos na FAA, antes de mudar-se para a Finlândia, onde ele atualmente vive e trabalha, tendo um Estúdio de Pintura na cidade de Loviisa. Ele também trabalha a partir de seu estúdio no Brasil, no coração do bairro colonial da cidade costeira de Olinda, uma cidade declarada como Património Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO e a primeira Capital Brasileira da Cultura. Ele tenta dedicar seu tempo para pintar e ensinar entre os dois países. No Brasil, Guerra exibe seus trabalhos na Galeria Ranulpho, em Recife, e na Finlândia, em diversas localidades.
Em seu trabalho, Guerra tende a expressar suas influências pela natureza, contos e mitos, e temas relacionados à fantasia. Ele inspira-se pela natureza à sua volta, especialmente na Finlândia, um país coberto pro florestas, lagos e áreas naturais. Seu trabalho reflete uma paixão por coisas naturais, incorporando aspectos de vida rústica, simples, com também cores vibrantes e dramáticas retratando a beleza do mundo natural.

Na Finlândia, Guerra divide um estúdio privado com o artista local Niko Lauhkonen (Valdermar Art), na cidade de Loviisa, a aproximadamente 100km de Helsinque. É possível visitar o estúdio, sob hora marcada. Para mais informações, contatar o artista.

ENCOMENDAS & AULAS

É possível encomendar obras ao artista, sejam Retratos, Paisagens ou Naturezas Mortas, para uma obra de arte única e personalizada. O artista também dá aulas de Desenho e Pintura Clássicos. Para mais informações, contatar o artista.

 

Guerra aceita encomendas para Retratos, Pinturas Figurativas, Naturezas Mortas e Paisagens, seja em grafite, carvão ou tinta a óleo.
E sempre preferível ao artista trabalhar com referencias vivas, usando modelos, composições reais, e fazendo estudos das paisagens na localidade. Isso da ao artista uma chance de conectar com o tema ou pessoa, e melhor visualizar e analisar  os detalhes, capturando melhor a aparência, expressões e caráter. O resultado final de um retrato, por exemplo, sera geralmente melhor se a pessoa a ser retratada puder posar para o pintor como modelo, ao invés de dar uma foto como referencia. Mas entende-se que nem sempre e possível, ou cliente deseja uma pintura feita de uma foto especifica, e portanto retratos e paisagens podem ser feitos usando-se de fotos, ou uma combinação de fotos e sessões como modelos. 

Aprenda a desenhar e pintar como os Grandes Mestres do Realismo e Naturalismo do passado, com aulas particulares com o artista em seu estúdio na Finlândia!


O Realismo Clássico, baseado na tradição acadêmica do Século XIX, está atualmente vivenciando um renascimento ao redor do mundo. Utilizando-se os métodos das tradicionais Academias Europeias, e possível para qualquer pessoa aprender a desenhar e pintar bem, uma vez que sejam entendidos certos princípios. Tais princípios foram estudados ao longo dos séculos e o conhecimento foi acumulado nessas Academias até o fim do Século XIX, quando a Arte Moderna começou a ganhar forcas no mundo da arte, e muitos destes métodos entraram em desuso. Até agora. 


Desenho Classico é construído posicionando-se acuradamente as formas, estabalecendo-se as formas das luzes e das sombras, e definindo e refinando o objeto. Você pode aprender os princípios que lhe permitirão desenhar e pintar com precisão, independentemente de seu estilo pessoal. Aprender os métodos e a lógica por trás destes métodos pode beneficiar qualquer artista, de qualquer estilo. Você pode também aprender técnicas de pintura, composição, harmonia de cores, e o uso dos materiais.


Aulas particulares significam que o tempo com o artista será personalizado para melhor atender as necessidades de cada aluno. Os preços das aulas também dependerão do tempo gasto e das lições envolvidas.
Em média, o custo é de 50€ por meio expediente (manhã ou tarde), ou 80€ pelo dia inteiro (9hs-16hs ou mais), incluindo o uso dos materiais, com preços baixando em caso de dias sequenciais ou cursos semanais. 

Guerra acredita que a qualidade dos materiais é determinante para o valor das obras de arte, valor que permanecerá com o tempo. A qualidade é refletida no trabalho finalizado, fazendo-se presente nas cores, texturas, durabilidade da tela/painel, e outros aspectos. Por isso Guerra investe em materiais de qualidade, como exemplo importando pigmentos, óleos de pintura e molduras de provedores confiáveis na Itália. Com conhecimento em métodos clássicos tradicionais para o preparo de materiais, Guerra confecciona muitos dos materiais utilizados em seus trabalhos, como suas tintas, painéis e telas. 

Você pode aprender sobre técnicas tradicionais acadêmicas tendo aulas particulares com o artista! Para mais informações, favor contactar o mesmo. 

Seguindo os métodos tradicionais para criação de obras de arte, Guerra prefere trabalhar usando referências vivas, ou "from life", o que quer dizer utilizando o mundo real como referência, pintando naturezas mortas com objetos reais em composições reais, fazendo estudos de paisagens ao ar livre para usar como referências para pinturas maiores, e usando modelos vivos para retratos e trabalhos figurativos. Parte do processo artístico envolve estudar a natureza, o mundo real, e suas formas, cores, luzes, contrastes, e as relações entre todos estes aspectos. Guerra acredita que trabalhar na presença do objeto real possibilita uma interação entre o artista e o objeto a ser pintado, o que resulta numa melhor análise e interpretação do tal objeto, culminando numa obra artisticamente mais rica e de melhor qualidade. 
"O cientista não estuda a natureza por utilidade; ele a estuda por deleitar-se nela; e ele deleita-se nela por que ela é bela. Se a natureza não fosse bela, não valeria a pena conhecê-la, e se não valesse a pena conhecê-la, não valeria a pena viver." - Henri Poincare

EXIBIÇÃO NO RESTAURANTE PIPARKAKKUTALO, EM HÄMEENLINNA, FINLÂNDIA

Desde 2017 Guerra está exibindo alguns de seus trabalhos no Restaurante Piparkakkutalo, na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia. O Restaurante é um dos mais antigos e bem estabelecidos em Hämeenlinna, considerado por muitos como o melhor restaurante da cidade. Guerra exibe pinturas de paisagens e naturezas mortas, juntamente com o artista finlandês Valdemar (valdemarart.com). Todas as obras estão à venda.

 

 

Ravintola Piparkakkutalo
Kirkkorinne 2, 13100 Hämeenlinna 
info ravintolapiparkakkutalo.fi 
Tel. +358 3 648 040

Aberto Ter-Qui 11-22, Sex 11-23, Sáb 12-23, Fechado Dom-Seg

Please reload

GALERIA RANULPHO

Em 2014, Guerra entrou para o acervo de artistas da Galeria Ranulpho, uma das mais antigas e tradicionais galerias de arte do Brasil, situada em Recife PE, no bairro colonial do Recife Antigo, coração da cidade histórica. Iniciou-se então uma parceria entre o artista e a Galeria, resultando em mostras e exposições na Galeria, que ocorrem cerca de três vezes ao ano.

                                                                                                     

ranulpho@ranulpho.com.br

INSTITUTO ELÍSEOS

Em 2013, juntamente com seu amigo Lucas Galindo, Sociólogo e Cientista Político, Guerra ajudou a fundar o Instituto Elíseos (IE), uma organização cultural que promove eventos culturais de curta duração e acordos de cooperacão entre Comunidades Acadêmicas, Universidades e Organismos Internacionais, para gerar produção intelectual na sociedade. Uma das pricipais atividades do IE é organizar programas de intercâmbio de curta duração para estudantes e também pessoas interessadas em determinados campos de estudo, como Arte Clássica & Pintura, Ciência Política e Filosofia.

 

O Instituto tem sede em Recife PE, Brasil, e extende se alcançe para vários países, incluindo Itália, França e Finlândia. 

 

info@institutoeliseos.com

DA ITÁLIA À FINLÂNDIA

June 29, 2015

Rafael Guerra formou-se em 2012 pela Florence Academy of Art (FAA), uma instituição americana na Itália, onde ele estudou para se tornar um pintor classicista. Após ter sido agraciado com um prêmio de uma completa bolsa de estudos, para permanecer na FAA por mais um ano em uma espécie de ano de especialização, Rafael estudou sob a tutela do diretor da FAA Daniel Graves, um dos mais influentes pintores realistas da atualidade.


Após esse período, Rafael foi convidado para continuar a ensinar para a FAA em Workshops especiais. Ele ajudou a introduzir e estabelecer novos Workshops que fazem agora parte da grade anual de cursos oferecidos pela FAA. Após ensinar desenho e pintura clássica por dois anos, ele mudou-se para a Finlândia, para viver profissionalmente como artista.


Em 2015, ele construiu um Estúdio de Pintura, no sul da Finlândia. Ele intende exibir e comercializar suas obras não só na Finlândia, mas também em outros países da Europa e também no Brasil. No Brasil, Rafael está atualmente associado à Galeria Ranulpho, uma tradicional e reconhecida Galeria de Belas Artes localizada na antiga e cultural cidade de Recife, PE. 

Please reload