top of page

Que Tipo de Arte é a Minha? - Artes Visuais e Outros Tópicos

Venho, com estes artigos, falar sobre Arte, em geral, seus conceitos e significados, e também sua importância para a sociedade. Mas dentre tudo o que existe no mundo da arte, dentre todos os estilos e técnicas existentes, eu escolhi seguir uma determinada corrente, a da Arte Tradicionalista, e do estilo realista. Pretendendo, ainda, escrever mais sobre isso em outros tópicos, tentarei ser breve neste ponto e procurarei, por questões acadêmicas e de interesse, explicar que tipo de arte é esta.


Dentre tantos “estilos”, onde eu me encaixo?

Bem, de forma simples e direta, trabalho com arte visual. Mas as coisas são mais complicadas do que isso. Como pintor posso dizer que trabalho com arte ilustrativa. E isso quer dizer que produzo algo a se olhar, a ser apreciado, em uma imagem. É uma forma bastante específica de interação. E daí me designo como um pintor naturalista e realista. E isso quer dizer que procuro criar uma imagem que represente algo palpável, e que com isso transmita emoções. Não entendo muito sobre artes abstratas, Instalações, etc., e não procuro criar algo abstrato que tenta expressar emoções forçadamente, talvez até chocando a plateia.




Agora uma importante pergunta* deve ser feita: Realismo ou Arte Realista?*

Realismo é um movimento artístico e literário que surgiu nas últimas décadas do Século XIX na França, como uma reação ao Romantismo. Entre 1850 e 1880 este movimento cultural se estendeu pela Europa e outros continentes. Foi uma nova tendência estética, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, tendo aprendido a utilizar o conhecimento cientifico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo (e o conceito de idealização), pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa sem convenções artísticas inspiradas em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na arquitetura.




Nas artes, o Realismo, como movimento artístico, pode ser definido como uma tentativa de representar o assunto escolhido sem artificialidade e evitando convenções e elementos exóticos, implausíveis ou sobrenaturais. Na pintura, o artista busca a representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno natural. Ou seja, o pintor busca representar o mundo de maneira documental, rejeitando a idealização e focando na vida do dia a dia. Ao artista não cabe “melhorar” artisticamente a natureza, pois a beleza é vista na realidade tal qual ela é. Segundo o movimento Realista, a beleza está, sobretudo, na capacidade do artista em representar a natureza de maneira realista, seja o objeto representado de valor carismático ou não.