O que é Arte? Por que ela é importante para nós?
Artes vem do Latim ars, artis - maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício. E Artes Plásticas remete às artes do desenho, da pintura, da escultura e da arquitetura.
Mas a Arte geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. (Retirado da Wikipédia)
A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam emoções, história, sentimentos e cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos (técnica, habilidade). Mas o conceito de arte continua, nos dias de hoje, objeto de grandes debates, e permanece, a rigor, indefinido. Mas na bibliografia especializada designa geralmente atividades que têm características criativas e estéticas.
‘Arte é a expressão magistral e indiscutível da percepção do Belo’. Simples, o homem percebe algo Belo (tópico) ao ser redor, e o interpreta da sua maneira, e expressa suas interpretações e suas emoções adquiridas com este Belo, em uma obra. A obra então, atinge aqueles que a veem, instigando novas interpretações, novas emoções, e novas reflexões sobre o tópico em questão.


Mas por que Arte? Qual a importância dela em nossas vidas?
Eu, Rafael, diria, de forma simples e egoísta: porque arte é um escape. E escapes são necessários. Mas isso é o que arte é para mim, acima de tudo. Além disso, é uma maneira, pra mim, de sonhar, e de me forçar a ver o mundo de outras formas, através do que se esconde na mente de cada artista, trazendo conhecimento e reflexão sob um novo ponto de vista sobre determinado tema. É um escape do mundo real, que nos dá outras opções de visão, pra vivenciarmos esse mundo de formas melhores.
Um artigo escrito recentemente sobre a Alpine Fellowship, uma instituição artística na Suíça, fundada por um companheiro de faculdade meu, Alan Lawson, que visa ensinar pintura clássica e promover conhecimento e filosofia no tema da Arte, fala muitíssimo bem sobre o tema. O artigo descreve a palestra do Filósofo e Professor Roger Scruton.
"Como um dos mais ilustres (e prolíficos) filósofos do mundo, Roger Scruton tem escrito sobre temas que vão desde a política conservadora e educação, à caça e ao meio ambiente. Sua especialidade, porém, é a estética, o assunto em que ele completou seu doutorado e é, talvez, principal teórico do mundo no mesmo. Mas a questão da estética é, para Scruton, nunca um caso isolado. 'As coisas com que nós mesmos nos cercamos e as escolhas que fazemos sobre o que admirar vêm a determinar quem somos'. Para Scruton, a beleza é um meio de justificar a vida - talvez o único -, então, não só há pouca coisa mais importante do que discutir o sentido e a direção que a Arte toma, mas não há nenhuma esfera da vida que não é afetada pela sua trajetória de evolução.

