top of page

O que é Arte? Por que ela é importante para nós?

Artes vem do Latim ars, artis - maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício. E Artes Plásticas remete às artes do desenho, da pintura, da escultura e da arquitetura.

Mas a Arte geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. (Retirado da Wikipédia)

A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam emoções, história, sentimentos e cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos (técnica, habilidade). Mas o conceito de arte continua, nos dias de hoje, objeto de grandes debates, e permanece, a rigor, indefinido. Mas na bibliografia especializada designa geralmente atividades que têm características criativas e estéticas.

‘Arte é a expressão magistral e indiscutível da percepção do Belo’. Simples, o homem percebe algo Belo (tópico) ao ser redor, e o interpreta da sua maneira, e expressa suas interpretações e suas emoções adquiridas com este Belo, em uma obra. A obra então, atinge aqueles que a veem, instigando novas interpretações, novas emoções, e novas reflexões sobre o tópico em questão.






Mas por que Arte? Qual a importância dela em nossas vidas?


Eu, Rafael, diria, de forma simples e egoísta: porque arte é um escape. E escapes são necessários. Mas isso é o que arte é para mim, acima de tudo. Além disso, é uma maneira, pra mim, de sonhar, e de me forçar a ver o mundo de outras formas, através do que se esconde na mente de cada artista, trazendo conhecimento e reflexão sob um novo ponto de vista sobre determinado tema. É um escape do mundo real, que nos dá outras opções de visão, pra vivenciarmos esse mundo de formas melhores.

Um artigo escrito recentemente sobre a Alpine Fellowship, uma instituição artística na Suíça, fundada por um companheiro de faculdade meu, Alan Lawson, que visa ensinar pintura clássica e promover conhecimento e filosofia no tema da Arte, fala muitíssimo bem sobre o tema. O artigo descreve a palestra do Filósofo e Professor Roger Scruton.

"Como um dos mais ilustres (e prolíficos) filósofos do mundo, Roger Scruton tem escrito sobre temas que vão desde a política conservadora e educação, à caça e ao meio ambiente. Sua especialidade, porém, é a estética, o assunto em que ele completou seu doutorado e é, talvez, principal teórico do mundo no mesmo. Mas a questão da estética é, para Scruton, nunca um caso isolado. 'As coisas com que nós mesmos nos cercamos e as escolhas que fazemos sobre o que admirar vêm a determinar quem somos'. Para Scruton, a beleza é um meio de justificar a vida - talvez o único -, então, não só há pouca coisa mais importante do que discutir o sentido e a direção que a Arte toma, mas não há nenhuma esfera da vida que não é afetada pela sua trajetória de evolução.




"A arte afeta a todos nós, diariamente, em muitos sentidos. A arte pra mim é uma forma de se conectar com emoções, e de tornar-se mais humano. Antigamente, quando não existiam livros, filmes ou internet, as obras de arte eram os únicos escapes que as pessoas tinham. E foi por isso que surgiu a arte, não foi? Para expressar, e fazer sentir. As obras de arte eram feitas para celebrar a vida, as coisas reais em volta das pessoas, para transmitir idéia e sentimentos, contar estórias e histórias. As pessoas podiam ler uma estória em um escultura, ou em qualquer outra forma de arte.

"Arte sugere uma maneira de ser, e nos convida a viver dentro de sua visão. Ela cria um lugar em que nós queremos estar, um lugar em que habitamos simultaneamente enquanto nos esforçamos para chegar lá. Um destino que não precisa de justificação além de si mesmo." “A Arte nos transporta para um novo mundo, dentro de nós mesmos, onde podemos aprender e refletir, e mudar.” "Arte é importante porque ela nos fornece a oportunidade de parar a marcha do tempo, para estar na frente de nós mesmos e reconhecer o que nos tornamos. Talvez até mesmo a julgar o que vemos.




"Professor Scruton observou que, tanto como o amor, a arte pode perder sua pureza, se diluída pelo questionamento excessivo. Muitas vezes, devemos simplesmente aprender a cuidar de uma coisa antes de perguntar em que consiste o seu valor. E, uma vez que o nosso tempo é de natureza limitada, o esforço para nos refletir na arte - mesmo que apenas temporariamente - será sempre mais nobre do que o desejo de colocar a pequenez da vida na tela.

E acho que com esta última frase ele quis dizer que refletir e nos espelhar na Arte é mais importante do que a vontade de expressar qualquer mediocridade do dia-a-dia em qualquer forma barata de arte. Mas ‘verdades artísticas’ vêm mudando. Nossa idéia sobre o que é arte vem mudando. O ‘feio’, hoje em dia, também é arte. Arte, nos tempos de hoje, é mais do que a busca pelo belo, mas também um meio de comunicação social, onde podemos abranger tópicos de valor social. Então, além de nos trazer beleza, arte é também algo feito para nos fazer pensar e refletir. O link para o artigo descrito:

The Alpine Fellowship: Arte Clássica revisada na Suíça

Social
  • deviantart_new_logo_by_wowismel-d8cqggp white.png
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page